O Ferro Velho mantém-se ao serviço da boa cozinha tradicional há mais de quatro décadas. Vai-se ajustando aos tempos, mas mantém-se fiel à herança gastronómica do estuário do Tejo.

Não é ao acaso que esta é uma das sugestões do chef Vítor Sobral, que desde cedo frequentou esta casa, já aberta há 43 anos. O Ferro Velho é um dos espaços favoritos dos seixalenses que procuram comida tradicional portuguesa, com petiscos de várias regiões do país, como açorda de marisco ou choco frito, com espaço para experiências importadas, como a paella valenciana, que acabou também por se tornar um dos pratos mais pedidos.

Entre as jóias da ementa estão também escolhas seguras como o bacalhau à Ferro Velho e o arroz de marisco. José Tempera, algarvio, veio novo para o Seixal e por aqui fez praticamente toda a sua vida. Dos tempos que passou na Suíça, trouxe no livro de receitas a famosa carvoada que, não sendo um prato suíço, foi lá que José o conheceu – consiste numa técnica de grelhar carne à mesa em fogareiro. Isso mesmo: é o cliente que trata a sua matéria-prima e se responsabiliza pelo ponto da carne. Aqui acompanha com batatas fritas e vários molhos caseiros para temperar. Com o tempo, o fogareiro que se usava antigamente – e que também era muito comum nas tascas da Trafaria – perdeu actualidade e acabou substituído por um sistema mais sofisticado e conveniente. “Faz menos fumo”, coisa que o cliente aprecia sempre.  Pedro Tempera, o filho, juntou-se ao pai no negócio e agora é também um dos proprietários deste espaço emblemático. 

A garrafeira conta com mais de 600 referência nacionais, perfeitas para acompanhar as refeições em família que aqui acontecem frequentemente. O Ferro Velho já viu crescer miúdos que, hoje já graúdos, trazem os filhos, e em alguns casos os netos, para se juntarem à volta da mesma mesa.

Quem por aqui passa não fica indiferente às rodas de carroça no tecto ou às alfaias agrícolas dispostas nas paredes. Em Novembro de 2019, o restaurante foi totalmente remodelado, mas, apesar dos tons mais claros e traços modernos, ainda guarda os elementos do passado.


Praceta Canquelifá, Amora (Seixal)
Tel.: 212 240 299
Preço médio: 25€