A Casa Capaz, que se baseia na pedagogia Montessori, tem yoga, workshops de cozinha e alimentação saudável, e oficinas criativas que juntam pais e filhos no caminho da autonomia e do bem-estar.
Dificilmente existirá uma criança com a dentição completa que não saiba o que é uma piza. Mas nem todas saberão de que é feita ou como se faz. Este é o tipo de actividade que a Casa Capaz organiza, sempre com o objectivo de espicaçar a curiosidade dos mais novos, ao mesmo tempo que os ensina a serem mais independentes.
A associação, fundada pelas irmãs Ana e Marta Braz da Silva em 2016, surgiu da vontade de apresentar o Seixal – onde nasceram e vivem actualmente – à pedagogia Montessori, alicerçada na autonomia das crianças, através da exploração livre, e a um programa de actividades de autoconhecimento e bem-estar que, até então, não existiam no concelho.
Começaram com aulas de yoga para bebés (a partir dos 2 meses) e foram alargando as turmas a crianças de várias idades. Entretanto, em parceria com professores, formadores e comerciantes da zona, a oferta cresceu para workshops de cozinha para crianças a partir dos 3 anos, de onde saem panquecas, batidos de fruta, waffles, papas de aveia, as tais pizas, e uma lição breve sobre a importância da alimentação saudável e da preferência por ingredientes da terra e biológicos, que são utilizados nas receitas e vêm directamente da Mercearia Castiça. Aqui não entra açúcar nem comida processada, só alimentos a granel, em estado puro e da estação.
Uma vez por mês acontecem os Ciclos Montessori, em que são recriados vários ambientes desta corrente pedagógica e as crianças são convidadas a escolher a tarefa que mais as cativa, seja lavar a loiça, varrer, brincar com números e letras, cuidar de plantas ou explorar um mapa.
Rua Manuel Teixeira de Sousa, 33, Seixal
Tel.: 918 483 393
Actividades a partir de 12€
Outras brincadeiras para pais e crianças
Fazer acrobacias de skate
O Parque das Ondas é, na verdade, um skate park para iniciantes, com ondas de várias cores e graus de dificuldade pintadas no chão. Fica na Baía do Seixal, em frente à Biblioteca Municipal.
Para quem já domina as acrobacias, o Parque das Lagoas, em Fernão Ferro, tem rampas mais desafiantes e uns quantos corrimãos e muros para saltar e deslizar. Em 2017 foi palco do Seixal Skate Fest.
Subir na roda gigante para ver a vista
Nunca se sabe ao certo quando a roda gigante vai estar na Baía, mas sempre que lá está há filas de famílias inteiras à espera de subir para apreciar a panorâmica lá do alto (3€ por pessoa).
Além dos cestos tradicionais, tem também uma cabine VIP, fechada e envidraçada, com capacidade para seis pessoas.
Artigos Relacionados
7 de Novembro de 2021
Sapal de Corroios: Biodiversidade e banhos de sol
3 de Novembro de 2021
Um breve roteiro de Arte Urbana no Seixal
7 de Novembro de 2021