Gonçalo Ribeiro, artista local conhecido por Gonçalo Mar, fundador do Seixal Graffiti e mentor do evento entre 2004 e 2016, traça um breve roteiro dos exemplares mais emblemáticos de arte urbana da cidade. Alguns assinados por si, outros concebidos em conjunto com outros parceiros da arte da lata em punho.
1.
Está na Praça 1.º de Maio, à entrada sul da zona histórica do Seixal, com vista privilegiada para a baía, e é assinado pela dupla de street artists Draw & Contra, no âmbito do Projecto Ruído, criado por ambos para revitalizar a zona histórica da cidade. Este mural surge em memória aos carpinteiros que recuperavam as embarcações tradicionais da terra.
2.
Gonçalo Mar, artista urbano seixalense, juntou-se a Mosaik – que defende que a arte de rua “não destrói, melhora, cria, não vandaliza, mas constrói” – para darem nova cara ao mural que percorre o Mercado Municipal da cidade. O projecto surgiu de um convite da Câmara Municipal do Seixal para homenagear Eduardo Palaio, um muralista local que ficou famoso na década de 1970.
3.
Nas traseiras da Rua dos Fetos, em Belverde, está este mural da autoria dos Thunders, a crew composta por um grupo de amigos de longa data que partilha o mesmo amor pela arte urbana – Helio Bray, Chure Oner, Mosaik, Armando Gomes, Klit e Gonçalo Mar. Este mural é uma espécie de hall of fame de Natal que combina figuras animadas célebres. Foi feito por iniciativa da crew, depois de legalizado o muro para este efeito.
4.
Enverga a medalha de honra de ser o responsável por uma das praias fluviais mais limpas do país, e a iniciativa valeu-lhe menção honrosa por parte da autarquia. Ainda hoje o Ti João é presença assídua na Praia do Seixal entre as 06h00 e as 20h00 e a sua imagem foi imortalizada por Gonçalo Mar, na parede da gelataria Acqua, numa fachada de azulejo, virada para a praia.
Artigos Relacionados
7 de Novembro de 2021
Sapal de Corroios: Biodiversidade e banhos de sol
12 de Novembro de 2021
De Angola a Cabo Verde sem sair do Seixal
4 de Novembro de 2021