A venda a granel, a consciência ambiental e a promoção de um estilo de vida saudável são os pilares da Mercearia Castiça, que funciona como as mercearias de outros tempos. 

Se alguém disser a Tiago Santos, proprietário da Mercearia Castiça, que a venda de produtos locais e biológicos a granel é uma modernice, vai ouvir de resposta “novo é aquilo que é vendido nos supermercados”. “A maior parte das coisas que se encontram aqui”, defende, “é que são antigas a sério, como eram no tempo dos nossos avós, em que se ia buscar coisas que estamos acostumados a ver embaladas, como arroz e feijão, dispostos em sacas gigantes, de onde as pessoas se serviam à medida das suas necessidades”.

O conceito desta mercearia que leva quatro anos de vida desdobra-se em várias frentes: na saúde, daí o compromisso de só vender produtos biológicos, na preservação do meio ambiente, por isso a venda a granel de produtos alimentares e de limpeza, e no apoio a projectos locais e artesanais, o que explica a presença de brinquedos e os teatros de papel, feitos pela Pukaca, ou os livros infantis da vizinha Casa Capaz. 

Além de cereais, farinhas, pão, bolos, sementes a granel, a Castiça também serve de montra a marcas nacionais (e não só) de cosmética orgânica e vegana, às quais dedica uma parte generosa do espaço, e está de braços abertos para receber todo o tipo de produtos das mais diversas utilizações, desde que certificados com o selo biológico – para quem andar, por exemplo, à procura de filtros de água amigos dos ambiente, este é o sítio.

Há também recipientes biodegradáveis e frascos de vidro para embalar os produtos comprados na loja, mas os clientes são encorajados a trazer os seus recipientes de casa. É um dois-em-um imbatível: reduz a pegada de carbono e os ingredientes ficam já no sítio certo. É só chegar a casa e arrumar. 

Rua Gil Vicente, 10, Seixal
Tel.: 215816455 

Mercearia Castiça Seixal
Como boa mercearia que se preze, na Castiça as frutas e os legumes seguem o ritmo das estações e estão dispostos em caixas de madeira, como manda a tradição, numa sala envidraçada que mantém a temperatura ideal para a conservação natural.